
No próximo domingo (5), cerca de 760 mil candidatos devem comparecer a 1.294 locais de prova em todo o país para participar do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. Esta edição oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos da administração pública federal.
Para realizar a prova, será obrigatória a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Também serão aceitas versões digitais, desde que acessadas diretamente nos aplicativos oficiais vinculados ao login GOV.BR, como o e-Título, a CNH Digital e a Carteira de Identidade Digital (quando disponível no estado). Prints de tela, PDFs, fotos ou cópias não terão validade.
Entre os documentos considerados oficiais estão:
carteiras emitidas por Comandos Militares, Secretarias de Segurança Pública, Institutos de Identificação e Corpos de Bombeiros Militares;
carteiras de órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens e conselhos);
passaporte brasileiro;
certificado de reservista;
carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos com valor de identidade por lei federal;
carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação.
Já documentos sem foto, certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, identidade infantil e documentos ilegíveis, danificados ou não identificáveis não serão aceitos.